ACADEMIA

tok china e loja de motos

tok china e loja de motos

sexta-feira, 7 de julho de 2017

Apac prevê chuvas fortes, mas desmente boatos


A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu alerta de chuvas fortes para esta sexta-feira (07) na Região Metropolitana do Recife (RMR), podendo se estender até o sábado (08). A agência, no entanto, negou as afirmações que estão circulando pelo WhatsApp de que as chuvas no Recife chegarão a 200 mm.
O meteorologista classificou como boato as informações que dizem que "as duas maiores chuvas do ano" vão acontecer nesta sexta e sábado e que este seria "o maior volume em período de 50 anos".
"Esses aplicativos que precisam os milímetros de chuva têm uma margem de erro muito grande", esclarece o meteorologista Tiago do Vale, da Apac. "Para fazer a previsão, nós fazemos a análise de mais de um modelo meteorológico para prever o mais próximo possível da realidade", explicou.
Vale informou que, para o Estado, chuvas acima de 40 mm já são consideradas fortes e que é pouco provável que aconteçam precipitações próximas de 200 mm nos próximos dias, apesar de a previsão ser de chuva forte.
A previsão para esta sexta-feira (07) é de céu nublado a parcialmente nublado, com chuva contínua em toda a RMR e Zona da Mata ao longo do dia, com intensidade forte.
No Agreste, as pancadas de chuva devem ser isoladas ao longo do dia, com intensidade moderada a forte. Já no Sertão, a previsão é que as precipitações se concentrem no período da tarde e noite, com intensidade fraca a moderada.
A Defesa Civil do Recife emitiu comunicado orientando moradores de áreas de risco a procurarem abrigo em locais seguros, em caso de necessidade. O órgão mantém um plantão permanente e pode ser acionada através do Fone 0800 081 3400. A ligação é gratuita e a Central de Atendimento funciona 24 horas.