ACADEMIA

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Funase e IF Sertão formam a 9ª turma de adolescentes do curso de Auxiliar Técnico em Agropecuária


Depois de muita dedicação e aprendizado, 14 adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Petrolina receberam a certificação do curso de Formação Inicial e Continuada para Auxiliar Técnico em Agropecuária, habilitando-os a atuar na área. Oferecido pela Funase e pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Campus Zona Rural, as aulas são oferecidas por meio de uma parceria firmada com o instituto desde 2013. Com a formação dessa 9ª turma, a iniciativa já soma 100 adolescentes beneficiados.
O curso deu aos jovens a oportunidade de aprender atividades de agricultura, zootecnia e agroindústria. As aulas abrangeram o manejo da fruticultura irrigada, caprinos, ovinos, suínos, bovinos e aves, trabalhos em hortas orgânicas e convencionais, além de manufatura de produtos. “É uma satisfação e alegria saber que podemos contar com essa parceria com o IF Sertão, inserir os jovens em uma atividade produtiva e que vai gerar lucros para eles no futuro, além de ajudar na sua reinserção na sociedade, mudando suas perspectivas de vida e também a da sua família”, enfatizou a Coordenadora Técnica do Case Petrolina, Marineide Barbosa.
Esse é um campo de amplas oportunidades na região. Petrolina é um pólo agrícola do Vale do Submédio São Francisco, conhecida pelas plantações para fins de exportação, além de criações de caprinos e ovinos nas regiões vizinhas. Segundo a diretora geral do Campus Petrolina Zona Rural, que faz parte do IF Sertão Pernambucano, Jane Oliveira Perez, essa parceria só tem somado experiências positivas e uma nova turma está prevista para ter início nesse segundo semestre. “Isso mostra que temos uma parceria efetiva. Sentimos que estamos contribuindo com a formação profissional e cidadã dos adolescentes. Com essas oportunidades eles se sentem valorizados e também que podem recomeçar”, destacou.
Segundo a coordenadora geral do Case Petrolina, Nídia Maria Alencar, essa parceria com o IF Sertão foi um casamento que deu certo. “Isso tudo é resultado do amor que temos ao nosso trabalho e do tratamento humanizado dispensado aos nossos adolescentes. Esses adolescentes aumentam a autoestima e passam a acreditar que são capazes de ter uma profissão e de mudar de vida. No decorrer do curso, eles mudam de comportamento, passam a estimular os demais adolescentes”, frisou.
A cerimônia de certificação foi realizada no auditório Andras Lakatos do IF Sertão e movida por muita emoção. O encerramento contou com a apresentação de música erudita do grupo de adolescentes do Case Petrolina que participam do Projeto Camerata de Cordas, uma parceria entre a instituição e o Banco Sicredi do Vale do São Francisco, que tem como objetivo fazer os socioeducandos se expressarem e se comunicarem através da música, dando também oportunidade de profissionalização na área.
A solenidade contou com a presença da diretora-presidente da Funase, Nadja Alencar, dos adolescentes, seus familiares, funcionários da Funase, além das coordenações do Centro de Internação Provisória (Cenip), da Casa de Semiliberdade (Casem) Petrolina, além do próprio Case Petrolina. Marcaram presença ainda a diretora da Escola de Alternância, a representante do Banco SICREDI Vale do São Francisco, o Juiz da Vara da Infância e Juventude, Marcos Franco Bacelar e o Promotor de Justiça, Erick de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.