ACADEMIA

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Pernambuco Nação Cultural chega ao Sertão Central

cavalgada_pedra_do_reino-660x330Entre a próxima sexta-feira (29) e domingo (31), o município de São José do Belmonte vai receber o programa Pernambuco Nação Cultural, uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Fundarpe. O evento será realizado em parceria com a prefeitura e a Associação Cultural Pedra do Reino. Na programação estão as tradicionais festividades que atraem visitantes de toda a região. Entre elas se destacam a Cavalhada e a Cavalgada à Pedra do Reino, cenário da tragédia religiosa que reconta o episódio sebastianista na Serra do Catolé e inspirou a literatura de Ariano Suassuna.
Segundo o secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja, esta edição do Pernambuco Nação Cultural cumpre mais uma vez a missão de fortalecer os laços de cada território com sua própria tradição, valores e costumes. “A edição do PNC está completamente voltada para as tradições do Sertão Central do Estado. Teremos várias atividades culturais, com bastante forró, poesia de viola, reisados, entre outras atrações, e que culminam com a tradicional Cavalgada à Pedra do Reino, história esta que foi imortalizada e reverberada pelo país através da literatura do mestre Ariano Suassuna”, destaca.
Durante a Cavalgada, que será realizada no sábado (30), duas equipes de cavaleiros, intitutalas Azul e Encantado, reproduzem jogos típicos da Idade Média, com objetivo de acertar argolas penduradas com suas lanças durante a corrida. A concentração será em frente à Igreja Matriz de São José e depois o público segue em direção ao Carvalhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.