ACADEMIA

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Padre Luis Well visita a diocese de Afogados da Ingazeira

Quem esteve visitando a diocese de Afogados da Ingazeira foi o Pe. Luis Well. Ele é holandês e atuou por quase 40 anos no Brasil. Dentre esses anos, passou vários deles na diocese de Garanhuns, mas manteve laços com a diocese de Afogados, à época de dom Francisco. O padre Luis esteve neste sábado (25 de junho) participando da Celebração Eucarística com o padre Edilberto Aparecido no distrito de Canaã.
Na manhã deste domingo (26 de junho) ele juntamente com o padre Juacir Delmiro estiveram concelebrando na missa na Catedral que foi presidida pelo bispo dom Egidio Bisol. Dom Egidio disse que o padre Luis Well se dedicou muito as vocações dos seminaristas e que também chegou a trabalhar com o mesmo durante o tempo que esteve no Recife acompanhando vários seminaristas da diocese. De acordo com dom Egidio, o padre Luis está fazendo uma visita ao Brasil e de forma especial na celebração desta manhã de domingo pedir pelos seus 50 anos de ordenação sacerdotal.
O Pe. Luis fez a homilia, disse que está completando 50 anos de padre e que se lembra muito bem quando chegou ao Brasil em 1970, dom Francisco era membro da Comissão Supervisora do Seminário Regional e que a diocese de Afogados não contava com mais de 12 padres brasileiros e alguns italianos. “Quando venho agora o que vejo? Com 40 anos depois? Uma diocese com 40 padres e vários seminaristas. Como é que mudaram as coisas”, disse.
O padre Luis disse que isso quer mostrar uma coisa: que o profeta tem que se preocupar com o futuro, e mencionou uma passagem de dom Hélder Câmara que diz: Temos pressão de cima, temos pressão de baixo, temos pressão de um lado, do outro, e só tem um caminho que é seguir em frente com a graça de Deus.
Luis afirmou que nos anos 78 teve uma grande convivência com dom Francisco por estar ligado a promoção vocacional e Pastoral da Juventude e que passava pelas dioceses com uma equipe para animar a Pastoral da Juventude e a pastoral vocacional, e quando chegaram as primeiras ordenações, como ele era integrante do seminário, passou a ter um vínculo maior com a diocese. “Acho que 10 ou 12 padres que estão por volta de 25 anos de ordenação, foram do meu tempo”, citando alguns, a exemplo dos padres Edilberto Aparecido, Luiz Marques (Luizinho), Monsenhor João Carlos e Ailton Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.