sábado, 11 de junho de 2016

IPA implanta projeto para multiplicação de sementes crioulas

sementes crioulas 2
O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculado á Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), implantou a primeira Unidade de Teste e Demonstração (UTD) para Multiplicação de Sementes Crioulas em Sistema Agroecológico do Estado de Pernambuco, na segunda-feira (06/06), na Estação Experimental do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Brejão. A iniciativa foi realizada pelo Grupo de Estudo, Sistematização e Metodologia em Agroecologia – GEMA, do IPA, numa articulação com a Rede SEMEAM (Rede de Sementes Crioulas do Agreste Meridional de Pernambuco).
Na ocasião, além dos extensionistas e pesquisadores do IPA, participaram da implantação da unidade, agricultores/as do Banco Comunitário de Sementes do Sítio Cruz – Garanhuns-PE, a Secretaria Municipal de Agricultura de Garanhuns, o Serta, o NEDET/UAG/UFRPE e os/as agricultores/as da Comunidade Quilombola do Castainho/Garanhuns .
“Essa ação demonstra as crescentes parcerias de trabalho entre a Extensão Rural e a Pesquisa Agropecuária do IPA, no intuito de fortalecer o desenvolvimento integrado de ações para agricultura familiar do Estado de Pernambuco”, destaca o presidente do IPA, Gabriel Maciel.
A iniciativa é uma demanda de extensionistas do IPA, técnicos em agroecologia, pesquisadores, famílias agricultoras e suas organizações no intuito de multiplicar algumas das sementes crioulas cultivadas na região do Agreste Meridional de Pernambuco. O objetivo é observar de modo comparativo suas características através de manejo agroecológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.