ACADEMIA

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Oração e penitência diante da crise marcam missas de Corpus Christi em Afogados da Ingazeira


As celebrações de Corpus Christi, nesta quinta-feira (26), foram marcadas por um dia especial de oração e penitência pelo Brasil. No entendimento do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a situação atual de crises econômica e política e problemas sociais prejudicam a vida de todos, especialmente dos mais pobres. A orientação da entidade foi feita aos religiosos por meio de um documento formalizado no Recife.
Na Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios aconteceram duas missas, uma pela parte da manhã (08h) que foi celebrada pelo padre Josenildo Nunes e a outra a noite (18h) que foi presidida pelo bispo dom Egidio Bisol. Após a missa, houve a Procissão do Santíssimo Sacramento pelo centro da cidade. Todo o trajeto estava ornamentado pelos tradicionais tapetes da celebração, confeccionados com a colaboração dos jovens da comunidade.
Dom Egidio disse que o Dia de Corpus Christi é um dia muito bonito em que nós somos convidados a contemplar a presença de Deus no nosso meio através do Pão Eucarístico. “Ao perceber então aquela promessa de Jesus eu estarei com vocês até o fim dos tempos, não foi uma promessa vazia, é algo que Ele está realizando, aqui, hoje, para nós e em todos os recantos do mundo para as pessoas que sabem reconhecer essa presença e aproveitar dela”, disse o bispo. Também, dom Egidio falou sobre a situação atual por qual passa nosso País, fazendo referência ao pedido do Regional Nordeste 2 que esse dia (Corpus Christi) fosse de oração e penitência.
Para a Igreja católica, é um dia para pedir mais diálogo, de pedir humildade aos políticos para que haja um entendimento para beneficiar o povo brasileiro.
A festa
A festa de Corpus Christi surgiu por recomendação do Papa Urbano IV, que publicou a bula Transiturus de hoc mundo, determinando a solene celebração em toda a Igreja, no ano 1264. Corpus Christi significa Corpo de Cristo.
É uma festa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira Santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.